Agrupamento de Escolas de
Albufeira Poente

Abertura do ano letivo 2021/22


Informação à Comunidade Educativa

Está quase a começar mais um ano letivo que está a ser preparado de acordo com a situação pandémica que continuamos a viver.

Relembro que o ano letivo transato vivido em plena pandemia decorreu de uma forma serena e tranquila.

Este é o momento de preparar as 8 escolas do Agrupamento para receber as crianças/alunos cumprindo as regras de segurança emanadas pela DGS.

 

O calendário das atividades de início do ano letivo é o seguinte:

  • Afixação dos horários e das turmas a 10 de setembro, às 10h, em todas as escolas do agrupamento;
  • Receção para todos os anos de escolaridade no dia 16 de setembro.

No Ensino Pré-Escolar, no 1º ciclo, no 5º ano e no 10º ano as crianças/alunos podem vir acompanhados pelos respetivos encarregados de educação. De forma a evitar a concentração excessiva de pessoas nas salas de receção deverá comparecer à reunião apenas um adulto acompanhando cada criança/aluno preferencialmente o(a) encarregado(a) de educação.

Os restantes anos de escolaridade não podem vir acompanhados pelos encarregados de educação.

  • Início das atividades letivas a 17 de setembro.

Solicita-se a todos o cumprimento rigoroso dos horários e das normas em vigor:

  • A entrada na Escola de todos os utentes, com exceção das crianças do Pré-Escolar, implica a utilização de máscara de proteção individual. Vai ser distribuído um kit com 3 máscaras laváveis e devidamente certificadas, aos alunos do 1º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário. Para as crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico, a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica é fortemente recomendada;
  • Vai haver os desfasamentos possíveis nos horários, nomeadamente nas horas da entrada;
  • Se a criança/aluno tiver indícios de febre não deve vir para a escola. Todos os casos suspeitos são encaminhados para a sala de isolamento e só com a presença ou autorização do encarregado de educação se podem tomar outras diligências;
  • Enquanto durar a pandemia os Pais/Encarregados de Educação devem estar sempre contactáveis quando os filhos permanecem na escola;

O cumprimento do distanciamento social, da etiqueta respiratória, a desinfeção frequente das mãos, a utilização de máscara e o cumprimento das normas internas do Agrupamento são regras a cumprir.

Apelamos aos Pais e Encarregados de Educação que sensibilizem os seus educandos para o cumprimento rigoroso de todas as normas em defesa da saúde de todos nós e dos nossos familiares.

 

A todos desejamos um Bom Ano Letivo.

 

A Diretora

Sérgia Medeiros