Jovens debatem no Parlamento a crise demográfica
A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário sobre o tema Crise Demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento foi trabalhada durante o ano lectivo e contou com a presença de deputados de todos os partidos da Assembleia da República que responderam a questões dos jovens deputados.
O programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República, contou com a presença de 130 estudantes eleitos nas sessões dos círculos eleitorais de todo o país. Segundo uma nota do Parlamento, este programa procura incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.
Nesta sessão plenária, após um período de perguntas aos deputados de todos os grupos parlamentares, foram propostas e discutidas 20 medidas oriundas das comissões do dia anterior, das quais apenas 10 foram aprovadas para constarem do projeto de recomendação à Assembleia da República.
Os Jovens andam perdidos na política
Os jovens cada vez mais se sentem afastados e postos à parte pela sociedade e as medidas tomadas pelo governo não ajudam, este país deixou de ser para jovens e para velhos, então, o que nos resta fazer como geração vindoura, partir e não olhar para trás ou ficar e ver tudo a afundar como um barco sem rumo e à deriva, sem botes salva vidas. Iniciativas como esta fazem com que jovens por todo o nosso “jardim plantado” na ponta da Europa, volte aos seus tempos áureos já há muito perdidos e enaltecidos por Camões e Pessoa.
O futuro está nas nossas mãos e é o “desenrascar” -- uma palavra tão portuguesa que transmite tanto de um povo.
Como trabalhamos
Trabalhamos nas comissões, tentando encontrar um ponto de conciliação entre todos os círculos, para podermos apresentar as melhores medidas possíveis na sessão plenária.
Devido a um grande trabalho e esforço dos deputados do círculo de Faro conseguimos implementar uma medida inalterada no projeto de recomendação final.
Curiosidade: o que realmente se leva para casa são as pessoas que se conhece naqueles dois dias, sejam estes professores, deputados, ou jornalistas -- pessoas fantásticas que nunca se teria o prazer de conhecer se não se participasse.