Agrupamento de Escolas de
Albufeira Poente

Concurso de Frases “Ambiente e Sustentabilidade”


Regulamento

Disposições Gerais

O Concurso de Frases “Ambiente e Sustentabilidade” está integrado no projeto EcoESA, que é organizado pelo Clube Ciência Viva AlPoente e dirigido aos estudantes do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente. Consiste na elaboração de uma frase sobre a temática do ambiente e/ou da sustentabilidade, totalmente original, sendo selecionadas, por voto eletrónico, as três melhores. A divulgação das frases vencedoras e entrega dos prémios será no dia em que decorrerá o evento EcoESA, 6 de junho de 2022.

I – Objetivos

O concurso tem como objetivos as várias áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, dando enfoque para a consciencialização dos participantes e do público em geral, para: a preservação e sustentabilidade do ambiente, o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico no âmbito da problematização de situações sobre aplicações da ciência e tecnologia e o seu impacto na sociedade atual, assim como permitir reflexões que levem à tomada de decisão para uma intervenção individual e coletiva que conduzam à gestão sustentável dos recursos energéticos.

II - Regulamento

  1. O concurso é aberto aos alunos do ensino secundário do Agrupamento.
  2. A inscrição é feita através do endereço de correio eletrónico ecoesa@alpoente.org, até ao final do Dia Mundial do Sol, 03/05/2022. A informação a fornecer, no e-mail de inscrição é: nome, idade, ano de escolaridade e turma.
  3. A frase deverá ser totalmente original, sobre um tópico do Ambiente e Sustentabilidade e deverá ser enviada pelo concorrente, até ao dia 16/05/2022 para o endereço eletrónico ecoesa@alpoente.org.
  4. O concurso consistirá em duas etapas. Na primeira etapa, as frases que não sejam originais e/ou não respeitem as disposições gerais do concurso, serão desclassificadas pela organização.
  5. Só serão apuradas para a segunda etapa, as frases que não foram desclassificadas na primeira etapa.
  6. O acesso para a leitura das frases que se apuraram na segunda etapa, estará disponível na página do Agrupamento www.alpoente.gov.pt.
  7. O Júri da segunda etapa do concurso será constituído pelos alunos do ensino secundário do Agrupamento que deverão avaliar a frase de acordo com os seguintes parâmetros: adequação (ao solicitado), coerência, correção linguística e criatividade.
  8. Os três primeiros classificados serão distinguidos com a atribuição de um prémio.
  9. Todos os participantes na segunda etapa do concurso beneficiarão de um certificado de participação.
  10. Os concorrentes cedem à organização do concurso os direitos de reprodução, representação e publicação das suas frases, em qualquer suporte e formato.
  11. O processo de votação/escolha dos vencedores far-se-á através da resposta a um “Quiz" a disponibilizar no Classroom do Clube Ciência Viva AlPoente.
  12. A participação no concurso implica a plena aceitação das normas do presente regulamento.
  13. A resolução de casos omissos neste Regulamento será da competência exclusiva da organização.

Clube Ciência Viva AlPoente