Agrupamento de Escolas de
Albufeira Poente

Aluna da Escola Secundária de Albufeira é finalista do concurso “Astronauta por Um Dia”


A aluna Lara Semião, do 10.º C da Escola Secundária de Albufeira (ESA), está entre os 30 finalistas da 2.ª edição do “Zero-G Portugal — Astronauta por Um Dia”.

Após quatro meses de provas eliminatórias, a iniciativa, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, vai levar, mais uma vez, 30 estudantes do ensino básico e secundário num voo parabólico a bordo do Airbus A310, da empresa francesa Novespace. O voo, com partida a 3 de setembro, da Base Aérea N.º 11, em Beja, permitirá que os tripulantes experimentem a sensação de gravidade zero que os astronautas sentem no Espaço.

A Lara está muito entusiasmada e referiu:

“A primeira vez que ouvi falar sobre este projeto foi no ano passado no telejornal. Achei interessante porque gosto muito da área das ciências e tecnologias, mas ainda não tenho ideia de que vertente devo seguir. Pensei, na altura, que ao participar neste projeto iria ter contacto com uma área que talvez pudesse ter interesse para mim — não que pense ser astronauta, mas existem muitas outras funções ligadas à área da exploração espacial que me poderão interessar.  Quando soube que era um dos 30 finalistas, nem queria acreditar! Sei que esta é uma oportunidade única e estou muito feliz. Nesta aventura espero poder ter acesso a conhecimentos sobre as várias profissões que envolvem a exploração espacial e divertir-me enquanto faço algo que seria impensável fazer de outra forma.”