Agrupamento de Escolas de
Albufeira Poente

Segurança Digital


Discurso de Ódio

O Discurso de Ódio tem por base o ódio e engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância” (Conselho da Europa). O Discurso de Ódio constitui uma violação aos Direitos Humanos.

CyberBullying

O cyberbullying pode ser visto como uma forma ou extensão do bullying que é realizado através de meios digitais, sendo também um comportamento agressivo, intencional e continuado. Pode acontecer em qualquer local, a qualquer hora, constantemente.

application/pdf CyberBullying.pdf — 986.3 KB

Plataformas de Ensino à Distância

Não sendo algo novo, as plataformas que permitem a comunicação áudio e vídeo ganharam outra dimensão em 2020 com a situação de pandemia vivida a nível mundial.

Guia para uma Internet segura

Descobre como manter uma relação saudável e produtiva com as tecnologias ao teu dispor.

Centro Internet Segura

O projeto Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela FCT, que também envolve a Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a APAV e a Microsoft Portugal.

The link address is: https://www.internetsegura.pt/

Baleia Azul

Um jogo extremamente perigoso!

Tem vindo a ser notícia, nos diversos órgãos de comunicação social, o jogo designado de “Baleia Azul” com links a circular por SMS e WhatsApp, entre outros, junto dos mais jovens, em idade escolar.

Divulgam-se, por este meio, os conselhos veiculados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) sobre a matéria referida.

De forma sucinta, o jogo consiste na superacão de cerca de 50 desafios, entre eles a automutilação sendo o desafio final o suicídio do participante/jogador.

Nessa medida, a PSP aconselha:

  • Aconselha-se os pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar as crianças e jovens para as suas implicações;
  • Deve existir uma maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na Internet e das redes sociais;
  • Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais;
  • À PSP recomenda ainda o bom uso dos meios digitais e informa que não há necessidade de proibir o acesso aos mesmos;
  • Ressalva-se que o mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio familiar sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na Internet de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens;