Plano Integrado para a recuperação das aprendizagens 21|23
1. Enquadramento
A pandemia da COVID-19 paralisou os sistemas educativos em todo o mundo, criando a maior crise global de educação da história. Milhões de alunos em dezenas de países estavam fora das salas de aula. Milhões de professores e funcionários foram afetados pelo repentino encerramento das escolas. Hoje, parte da população estudantil ainda é afetada pelo encerramento total ou parcial das instituições de ensino.
A pandemia expôs e ampliou as desigualdades já existentes na educação. Como sempre, foram os alunos vulneráveis os mais afetados. Uma parte significativa dos alunos não tinha e não tem uma ligação adequada, dispositivos e conhecimentos digitais necessários para encontrar e usar conteúdos educacionais dependentes da tecnologia e o encerramento das escolas originou uma enorme perturbação na vida de crianças e jovens, afetando o seu desenvolvimento socioemocional e o seu bem-estar, assim como a sua vida social e os seus relacionamentos.
Também os professores, durante o encerramento das escolas foram obrigados a ensinar à distância, sem tempo para se preparar para esta nova realidade e muitas vezes sem a orientação e os recursos necessários. Os professores tiveram que modificar os currículos e adaptar os planos de aula para continuar a ensinar usando soluções de alta, baixa ou nenhuma tecnologia. Necessitavam e precisam, por isso, de formação contínua em ensino remoto, acesso a tecnologia e pedagogias alternativas flexíveis para a aprendizagem online, combinada e offline.
Priorizar a recuperação da educação é essencial para evitar “uma catástrofe geracional”.
Assim, a classificação do coronavírus SARS-COV2 como uma pandemia, conduziu à aprovação pelo Governo, através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, de um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da doença COVID-19, entre as quais a suspensão das atividades letivas e não letivas em regime presencial, que viria a repetir-se no ano letivo de 2020/21.
Não obstante o esforço de todos e a implementação de medidas excecionais de promoção e acompanhamento das aprendizagens, esta situação acentuou as desigualdades no acesso aos conteúdos escolares pelos alunos mais expostos a fragilidades de índole familiar, económica e social e a necessidade de recuperar aprendizagens não realizadas.
O presente documento tem por base a Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho e as reflexões efetuadas em sede dos Departamentos Curriculares. Face à identificação de constrangimentos nas aprendizagens dos alunos, potenciados pela pandemia, foram organizadas várias estratégias com vista à promoção do seu sucesso escolar, no sentido não só de recuperar aprendizagens, mas também de desenvolver competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), enquadradas com os objetivos do Plano 21|23 Escola+ e uma gestão eficaz dos recursos disponíveis. Assim, as medidas previstas estão de acordo com os objetivos estratégicos do Plano 21|23 Escola +: Recuperar as competências mais afetadas; Diversificar estratégias de ensino; Investir no bem-estar social e emocional; Envolver toda a comunidade educativa; e Monitorizar, através da avaliação do impacto, a eficiência das medidas.
O plano 21|23 Escola + está estruturado em três eixos de atuação, que agregam diferentes domínios, desenvolvendo-se em ações específicas. Eixo 1 – Ensinar e Aprender: Visa adotar medidas para que as escolas disponham de meios pedagógicos para um desenvolvimento curricular mais flexível, assente numa maior capacidade de gestão autónoma e contextualizada, centrando-se em estratégias de eficácia demonstrada, na atividade escolar e comunitária e no apoio aos alunos, sobretudo nos anos de escolaridade e desenvolvimento de competências mais afetados pelo contexto pandémico. Eixo 2 – Apoiar as comunidades educativas: Visa capacitar as escolas com recursos e meios para o desenvolvimento de medidas de natureza extraordinária no âmbito do Plano, permitindo reforçar a capacidade de resposta dos agentes educativos e das comunidades, numa ação dirigida para a melhoria das aprendizagens, para a inclusão e para o envolvimento comunitário. Eixo 3 – Conhecer e avaliar: Visa o desenvolvimento de indicadores e instrumentos precisos destinados à monitorização do Plano, promovendo a divulgação de estratégias eficazes, estudos de eficiência, a partilha de práticas e a reavaliação das medidas adotadas a nível central, bem como em cada escola.
Este documento, enquanto plano estratégico de recuperação das aprendizagens, pretende reunir um conjunto de informações disponíveis para docentes, alunos e encarregados de educação sobre as opções de natureza pedagógica, didática e organizacional que irão acomodar as necessidades dos alunos e as condições de aprendizagem. Pretende-se que as medidas aqui contempladas promovam o sucesso escolar de todos os alunos, garantam a equidade e previnam o risco de abandono escolar.
Para elaborar propostas concretas para este Plano teve-se em conta:
- O Plano 21|23 Escola+, publicado em Diário da República de 7 de julho de 2021 na Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021;
- O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
- As Aprendizagens Essenciais;
- Os perfis profissionais e referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações;
- O Projeto Educativo do AEAP;
- A Estratégia de Educação para a Cidadania do AEAP;
- O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho;
- O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
- As medidas e estratégias de sucesso já experimentadas em anos anteriores no AEAP, algumas delas com resultados evidentes na melhoria das aprendizagens dos alunos, nomeadamente: Coadjuvações, Apoio ao Estudo, Espaços de Aprendizagem, Laboratórios de PLNM, Programa MENTUS, Apoio Tutorial Específico, Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, Clube de Ciência Viva, Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Cinema, Oficina de Escrita Criativa e Projeto de Intervenção no âmbito do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica).
2. Diagnóstico
Os períodos referentes ao confinamento, nos anos letivos de 2019/20 e 2020/21, em que o ensino à distância foi uma prática recorrente, conduziram ao aparecimento de fragilidades evidenciadas na prática letiva e que poderão comprometer a aquisição das aprendizagens e o desenvolvimento das competências dos alunos.
Assim, apontam-se as seguintes:
- diminuição da capacidade de concentração/atenção nas tarefas escolares;
- dificuldades em aplicar metodologias de estudo;
- diminuição da motivação e empenho dos alunos na realização das atividades solicitadas;
- agravamento da pouca autonomia já revelada, aquando da realização das atividades/tarefas escolares e consequente aquisição das aprendizagens;
- fragilidades nas competências de leitura e escrita;
- dificuldades no desenvolvimento do raciocínio lógico-abstrato;
- pouca autonomia e literacia na utilização de equipamentos tecnológicos;
- dificuldades no cumprimento de regras e nas interações com os outros.
3. Objetivos pretendidos
Este plano de trabalho, pela sua natureza e quadro legal, incide sobre os seguintes objetivos:
- Superar as dificuldades sentidas pelos alunos de modo a atingir a progressão na escolaridade e as metas definidas no Projeto Educativo do Agrupamento;
- Auxiliar no cumprimento dos objetivos estratégicos do Plano 21|23 Escola+, a saber:
- A recuperação das competências mais comprometidas;
- A diversificação das estratégias de ensino;
- O investimento no bem-estar social e emocional;
- A confiança no sistema educativo;
- O envolvimento de toda a comunidade educativa;
- A capacitação, através do reforço de recursos e meios;
- A monitorização, através da avaliação do impacto e eficiência das medidas e recursos.
4. Medidas/Ações
Para melhor enquadramento face ao Plano 21|23 Escola+ anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, segue-se a sua estrutura ficando dividido em eixos, domínios de atuação, ações específicas, medidas a aplicar e seus responsáveis.
A avaliação da eficácia das medidas do Plano 21|23 Escola+ do Agrupamento será efetuada através de balanços periódicos elaborados pelos Departamentos e demais estruturas técnico-pedagógicas, nomeadamente pela equipa do Observatório de Qualidade do Agrupamento.
5. Plano de ação
Eixo 1: Ensinar e Aprender
Domínio | Ações Específicas | Medidas | Responsáveis |
---|---|---|---|
1.1 — + Leitura e Escrita | 1.1.1 — Escola a LER 1.1.2 — Ler — conhecer, aprender e ensinar 1.1.3 — Diário de escritas 1.1.4 — Ler com mais livros |
- Identificação (precoce) de alunos com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura. - Promoção da oralidade e do espírito crítico dos alunos através da apresentação de livros ou dos assuntos neles tratados. - Implementação de workshops (“História Andante” e “Escrita Criativa”). - Implementação de atividades (“Vou levar-te comigo!” e “Livr’ à mão”). - Promoção da leitura extra-aula (“Miúdos a votos” e “Concurso Nacional da Leitura”). - Participação em atividades/ eventos que dinamizem atividades de leitura/escrita: Plano Nacional de Leitura; Biblioteca Escolar; Oficina de Escrita; encontros com escritores. - Promoção da leitura de livros em cada turma nos tempos letivos das disciplinas e/ou no âmbito dos momentos de trabalho multidisciplinar e/ou domínios de autonomia curricular (DAC). - Promoção de atividades de articulação (leitura expressiva de poemas de António Gedeão e articulação entre os Departamentos de Português e de Ciências Experimentais). - Dinamização do projeto “Ler é uma Festa”. |
Professores Titulares de Turma Professores do Apoio Educativo Departamento de Português Coordenadora do PNL Bibliotecas do Agrupamento PNA Equipa Escola a Ler |
1.2 — + Autonomia Curricular | 1.2.1 — Gestão do ciclo 1.2.2 — Começar um ciclo 1.2.3 — Turmas dinâmicas 1.2.4 — Constituição de equipas educativas 1.2.5 — Avançar recuperando 1.2.6 — Aprender integrando 1.2.7 — Referenciais curriculares e para a avaliação 1.2.8 — Calendário escolar |
- Promoção de iniciativas, a decorrerem no final do ano letivo anterior à conclusão de cada ciclo, que garantam a adequada transição entre ciclos, e se sejam facilitadoras da progressão gradual das aprendizagens e do desenvolvimento de competências, nomeadamente, reuniões entre docentes de cada ciclo (transição) no início do ano letivo dinâmicas de codocência entre ciclos; visitas aos novos espaços escolares, com a participação em atividades lúdico-pedagógicas, promovidas por colegas de anos mais avançados, que visam a integração dos novos alunos; esclarecimento/sensibilização sobre as regras e rotinas de cada novo ciclo efetuadas por parte de docentes; partilha de experiências, por parte alunos mais velhos, relativas às dinâmicas de cada novo ciclo. - Adequação das planificações curriculares. - Valorização da coadjuvação com a possibilidade de constituição de grupos de homogeneidade relativa às aprendizagens adquiridas. - Implementação das equipas pedagógicas (trabalho colaborativo) promovendo tempos de discussão e decisão sobre problemáticas comuns das turmas. - Implementação do projeto “Espaço de Aprendizagem”. - Aulas de recuperação das aprendizagens. - Atribuição de uma hora suplementar (semanal) às turmas do 8.º ano (Português) da EBGuia. - Aulas de recuperação de atividades laboratoriais. - Criação de grupos de apoio pedagógico de acordo com o grau de dificuldades dos alunos. - Nos cursos Profissionais, os alunos por norma progridem de ano, permitindo-se que realizem as recuperações aos módulos/ufcd em atraso posteriormente, salvo situações contempladas no Regulamento Interno e analisadas pelo Conselho de Turma - Centralização dos temas da Estratégia de Educação para a cidadania do Agrupamento, no Ensino Secundário, nas disciplinas sujeitas a avaliação externa. - Colaboração na promoção de abordagens transdisciplinares a partir de uma organização pedagógica de cada disciplina usando a flexibilidade curricular ajustada a cada aluno que necessite. - Implementação de apoio, no final do ano, para disciplinas sujeitas a avaliação externa. - Mostra virtual de trabalhos no evento “Percursos de Cidadania”. - Eventos temáticos que promovam uma cultura de Cidadania (Dias do Ambiente, Festival das Artes e da Cidadania…). - Referencial para a avaliação – Projeto de Intervenção do MAIA. - Implementação e execução do PADDE. |
Direção Departamentos Curriculares Programa de Mentoria Conselhos de Turma Equipa de Educação para a Cidadania Equipa MAIA Equipa PADDE |
1.3 — + Recursos educativos | 1.3.1 — Promover o sucesso escolar — 1.º ciclo e novos ciclos 1.3.2 — #EstudoEmCasa Apoia 1.3.3 — Biblioteca Digital de Recursos Educativos e Formativos 1.3.4 — Recuperar com Matemática 1.3.5 — Recuperar experimentando 1.3.6 — Recuperar com Arte e Humanidades 1.3.7 — Recuperar incluindo 1.3.8 — Recuperar com o Digital 1.3.9 — Criar valor com o Profissional 1.3.10 — Voz dos Alunos 1.3.11 — OPE - Inclui |
- Disponibilização de recursos educativos através da televisão e de outras plataformas. - Disponibilização de recursos educativos - #EstudoEmCasa Apoia. e divulgação pelos DT aos Alunos e Encarregados de Educação. - Dinamização do Clube de Ciência Viva e participação na respetiva rede. - Participação nas atividades da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional das Artes (PNA) e no Plano Nacional de Cinema (PNC). Plano Nacional de Leitura. - Dinamização do Festival das Artes e da Cidadania. - Dinamização da semana da leitura. - Participação nas Olimpíadas de Química Júnior e Mais, nas Olimpíadas Portuguesas da Biologia, nas Olimpíadas da Matemática, no Canguru Matemático e na comemoração do Dia do PI. - Dinamização do concurso “Comunicar Ciência”. - Adoção da formação que venha a ser disponibilizada na área da matemática, competências digitais, escola inclusiva e outras áreas disciplinares. - Implementação do Portefólio Digital da Leitura. - Auscultação dos alunos no âmbito da Associação de Estudantes e assembleia de delegados. - Dinamização do OPE nas várias escolas. - Execução do PADDE. - Disponibilização de materiais através do Classroom para recuperação de módulos. - Recuperação e enriquecimento de aprendizagens através da inovação curricular e metodológica, capacitando os alunos com bases de conhecimento sólidas no âmbito do saber informático por forma a promover novos desafios de aprendizagem. |
Equipa Biblioteca Escolar Coordenadora do PNA PNC Coordenadora do PNL Coordenadora de Projetos Departamentos curriculares Diretores de Turma Equipa PADDE |
1.4 — + Família | 1.4.1 — Família mais perto 1.4.2 — Voltar a estudar |
- Comunicação entre a escola e as famílias, através de canais diversificados, claros e simples, disponíveis para todas as famílias. - Envolvimento dos pais em atividades da escola, através de: reuniões; Associações de Pais; Serviços de Psicologia e Orientação; Página do Agrupamento; EMAEI e Direções de Turma. |
Conselho Pedagógico Professores Titulares de Turma Equipa Newsletter Coordenação de Diretores de Turma Diretores de Turma Observatório de Qualidade |
1.5 — + Avaliação e diagnóstico | 1.5.1 — Aferir, diagnosticar e intervir 1.5.2 — Capacitar para avaliar |
- Diversificação dos instrumentos e/ou estratégias de avaliação formativa, promovendo práticas integradas no quotidiano escolar de auto e heteroavaliação, com vista à autorregulação das aprendizagens por parte dos alunos nos termos definidos nos critérios de avaliação dos alunos aprovados pelo Conselho Pedagógico e de acordo com o Projeto de Intervenção do MAIA. - Reforçar as práticas de avaliação formativa e de feedback aos alunos. - Continuar a acompanhar a reflexão e produção de instrumentos na área da avaliação realizada no âmbito do Projeto MAIA para aperfeiçoar a prática interna. - Incluir na ordem do dia das várias reuniões de Departamento um ponto promotor da discussão e reflexão sobre as propostas do Projeto MAIA. - Utilização da informação sobre itens da avaliação externa para apoio ao planeamento e às práticas pedagógicas. - Avaliar os alunos nos termos do referencial do Agrupamento. - Trabalhar colaborativamente na melhoria dos critérios de avaliação e na diversificação dos instrumentos de avaliação em função dos objetivos curriculares, numa perspetiva em que a avaliação serve para as aprendizagens. |
Conselho Pedagógico Departamentos Curriculares Professores Titulares de Turma Equipa MAIA Observatório de Qualidade |
1.6 — + Inclusão e Bem -Estar | 1.6.1 — Apoio tutorial específico 1.6.2 — Programa para competências sociais e emocionais 1.6.3 — Planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário 1.6.4 — Inclusão mais apoiada 1.6.5 — Português em imersão 1.6.6 — «O quarto período» 1.6.7 — Desporto Escolar — Comunidades 1.6.8 — Desporto Escolar sobre rodas |
- Aplicação do apoio tutorial específico nos termos definidos no respetivo regulamento. - Implementação do PDPSC com a contratação de um psicólogo e um técnico da área de assistência social, para apoio e mediação em gestão de conflitos. - Apoio psicopedagógico aos alunos com dificuldades de aprendizagem e para suporte pessoal/gestão emocional. - Realização de reuniões para análise de casos e atribuição de Medidas Seletivas/Adicionais (DL 54/2018). - Disponibilização de um documento orientador e facilitador da identificação das medidas Universais. - Disponibilização de folhetos explicativos relativos ao DL 54/2018. - Trabalho colaborativo com os DT e comunidade educativa por parte da EMAEI no sentido de analisar casos e atribuição de medidas. - Trabalho colaborativo entre os docentes de Educação Especial e os docentes das diferentes disciplinas. - Apoio especializado de um docente da Educação Especial, em contexto de sala de aula, aos alunos que usufruem de Medidas Seletivas e Adicionais, de acordo com as orientações da EMAEI, ouvido o conselho de turma. -Participação dos alunos em ateliers de autonomia e de preparação para a vida ativa (Hortas Pedagógicas). -Atividades de Natação Adaptada (parceria com o FC Ferreiras) para os alunos que usufruem de medidas adicionais. - Reforço da EMAEI com crédito horário atribuído. - Dinamização do Desporto Escolar, do Clube de Ciência Viva, do Clube de Robótica, do Clube de Artes e do Clube de Teatro, englobando as novas iniciativas que sejam propostas. - Apoio a alunos estrangeiros através da Provedoria para o Aluno Migrante. - Implementação do Laboratório de PLNM. - Apoio à Inclusão através do Programa de Mentoria - MENTUS, da EMAEI do SPO, do PDPSC, do PNL, Biblioteca Escolar, do PNC, do PNA, do SeguraNET, do Parlamento Jovem, da “Escola Saudável, do Eco.Escolas, do programa ERASMUS. |
Direção Departamento Curriculares Coordenadores dos Projetos Erasmus Coordenação do Desporto Escolar Professores Tutores Técnicos Especializados SPO EMAEI Educação Especial Responsáveis pelos Clubes GAAF |
1.7 — + Território | 1.7.1 — TEIP — Fase 4 1.7.2 — E depois da escola? |
- Envolvimento da comunidade escolar através do fomento de parcerias com associações locais. - Adesão às iniciativas do município. - Disponibilização de espaços escolares para a comunidade. |
Direção Câmara Municipal de Albufeira |
Eixo 2: Apoiar as Comunidades Educativas
Domínio | Ações Específicas | Medidas | Responsáveis |
---|---|---|---|
2.1 — + Equipas qualificadas | 2.1.1 — Reforço extraordinário de docentes 2.1.2 — Reforço dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário 2.1.3 — Reforço das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva 2.1.4 — Rastreios visuais e auditivos 2.1.5 — Começar cedo |
- Gestão do crédito horário para apoio aos alunos. - Atribuição de mais horas à EMAEI. - Implementação de Coadjuvação em sala de aula, de apoio educativo, de apoio tutorial e de reforço das aprendizagens. - Articulação com a equipa de saúde escolar para a identificação de problemas de saúde. - Dinamização do Programa de Mentoria. - Identificação de alunos do 1.º ano de escolaridade que manifestem problemas auditivos e/ou visuais para rastreios visuais e auditivos. - Implementação do PADDE. |
Direção Professores Titulares de Turma Centro de Saúde de Albufeira Departamentos Curriculares Equipa PADDE EMAEI |
2.2 — + Formação | 2.2.1 — Formação para pessoal docente e não docente | - Formação para a capacitação digital de professores e pessoal não docente. - Dinamização de ações de formação, em articulação com o Centro de Formação, no âmbito de: avaliação de alunos, Educação para a Cidadania, Projetos, etc. - Utlização da plataforma Millage na ótica do utilizador para os docentes de Matemática, numa 1ª fase e, posteriormente, formação para professores de outras disciplinas. |
Direção Centro de Formação Câmara Municipal de Albufeira UALG Professores |
2.3 — + Ensino Profissional | 2.3.1 — Equipar para aprender 2.3.2 — Orientar |
- Atendimento a alunos para definição do seu projeto de vida/ escolhas vocacionais/ integração na vida ativa. - Disponibilização de variados cursos profissionais, concertados em rede regional, que permitem formar jovens que se inserem no mundo do trabalho com entidades parceiras. - Orientação pelo SPO, participação do Agrupamento no OPTO, visitas à Futurália. |
Direção Professores titulares de Turma SPO |
2.4 — + Digital | 2.4.1 — Literacia Digital 2.4.2 — Escola Digital |
- Capacitar os alunos para aprenderem sabendo pesquisar, interpretar, avaliar e relacionar fontes diversas, em diferentes formatos. - Implementação do PADDE. - Acolher e distribuir os equipamentos e meios conforme a disponibilidade e orientações recebidas. - Manutenção preventiva, com a colaboração dos alunos, com o objetivo de reduzir e impedir falhas de desempenho nos equipamentos. - Aumentar a largura de banda permanentemente disponível em cada estabelecimento de ensino do Agrupamento. |
Professores Equipa PADDE Grupo de informática e equipa de manutenção Departamento Curriculares (capacitação dos alunos em diversas plataformas pedagógicas online) |
Eixo 3: Conhecer e Avaliar
Domínio | Ações Específicas | Medidas | Responsáveis |
---|---|---|---|
3.1 — + Dados | 3.1.1 — Construção de indicadores 3.1.2 — Monitorização |
- Avaliação pelo Observatório de Qualidade do Agrupamento, no âmbito da sua autonomia operacional, e nos moldes que entender mais eficazes. Os órgãos de gestão e as estruturas intermédias de gestão avaliarão a eficácia deste plano tendo em conta os resultados da avaliação dos alunos e os pareceres emitidos pelos intervenientes. | Conselho Pedagógico Departamentos Curriculares Observatório de Qualidade |
3.2 — + Informação | 3.2.1 — Partilhar eficácia 3.2.2 — Partilhar eficiência |
- Comparação dos resultados internos com os estudos nacionais. | Conselho Pedagógico Departamentos Curriculares Observatório de Qualidade |
6. Documentos de suporte
- Projeto Educativo
- Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho
- Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho
- Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
- Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania
- Portarias n.º 223-A/2018, n.º 226-A/2018, n.º 235-A/2018, n.º 229-A/2018
- Aprendizagens Essenciais
- Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho
- Plano Escola+ 21|23
Revisto/atualizado e aprovado em reunião do Conselho Pedagógico
Albufeira, 23 de março de 2022
O presente Plano poderá sofrer alterações e atualizações sempre que se justifique.