Agrupamento de Escolas de
Albufeira Poente

Parlamento dos Jovens – ensino público e privado, que desafios?


Como é que as nossas ideias se podem fazer propostas e, eventualmente, chegar à Assembleia da República e poderem vir a ser lei?

Mais um ano, mais um tema, o programa fica, os alunos renovam-se tudo começa de novo. Vinte foram os alunos envolvidos directamente, em duas listas, disponíveis para discutir o tema e propor ideias para melhorar o ensino público, que é o que nos preocupa. E também para, a seu tempo, entrarem na esfera da participação ativa e aprenderem os meandros da vida política.

A assembleia eleitoral foi concorrida -- 278 alunos votaram em duas listas; 15 deputados foram eleitos à sessão escolar, que decorreu a 20 de janeiro último. Dessa reunião saiu o projecto de recomendação da escola, cujas medidas estão relacionadas com a redução do número de alunos por turma, a criação de uma disciplina transversal e diversificada ao longo do ciclo, e a possível entrada da classificação de Educação Física na nota final do ciclo secundário.

Os alunos escolhidos pelos seus pares para representarem a escola na sessão distrital, que se realiza na primeira semana de março, em Faro, no auditório do IPDJ, são os seguintes: Rafaela Martins, Beatriz Coelho, Andreea Babicean, Ângelo Gonçalves, Catarina Carvela, Inês Ferreira. E a Catarina Vidal é candidata à mesa que presidirá aos trabalhos. Participam oito escolas de todo o Algarve, com quarenta e oito deputados. Da sessão distrital, duas escolas serão eleitas pelos jovens deputados para a sessão nacional, no final de março, em Lisboa.

Rafaela Martins, Beatriz Coelho, Andreea Babicean, Ângelo Gonçalves, Catarina Carvela, Inês Ferreira
Rafaela Martins, Beatriz Coelho, Andreea Babicean, Ângelo Gonçalves, Catarina Carvela, Inês Ferreira e Catarina Vidal, candidata à mesa que presidirá aos trabalhos.