Parlamento dos Jovens – ensino público e privado, que desafios?
Mais um ano, mais um tema, o programa fica, os alunos renovam-se tudo começa de novo. Vinte foram os alunos envolvidos directamente, em duas listas, disponíveis para discutir o tema e propor ideias para melhorar o ensino público, que é o que nos preocupa. E também para, a seu tempo, entrarem na esfera da participação ativa e aprenderem os meandros da vida política.
A assembleia eleitoral foi concorrida -- 278 alunos votaram em duas listas; 15 deputados foram eleitos à sessão escolar, que decorreu a 20 de janeiro último. Dessa reunião saiu o projecto de recomendação da escola, cujas medidas estão relacionadas com a redução do número de alunos por turma, a criação de uma disciplina transversal e diversificada ao longo do ciclo, e a possível entrada da classificação de Educação Física na nota final do ciclo secundário.
Os alunos escolhidos pelos seus pares para representarem a escola na sessão distrital, que se realiza na primeira semana de março, em Faro, no auditório do IPDJ, são os seguintes: Rafaela Martins, Beatriz Coelho, Andreea Babicean, Ângelo Gonçalves, Catarina Carvela, Inês Ferreira. E a Catarina Vidal é candidata à mesa que presidirá aos trabalhos. Participam oito escolas de todo o Algarve, com quarenta e oito deputados. Da sessão distrital, duas escolas serão eleitas pelos jovens deputados para a sessão nacional, no final de março, em Lisboa.