ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2019
Aprovado pelo Despacho n.º 436-A/2017 de 6 de janeiro, o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é uma iniciativa que tem como objetivo estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania, o diálogo e a mobilização coletiva em prol do bem comum.
O OPE é um processo, com várias etapas, que garante aos estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico e aos do Ensino Secundário a oportunidade de participarem, através das suas ideias, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.
Assim, pelo terceiro ano consecutivo têm a possibilidade de propor a aquisição de algo (um bem e/ou um serviço) de que todos usufruam. As propostas devem descrever a ideia num texto com um máximo de 1000 palavras, indicar como beneficiará a comunidade escolar e a previsão dos custos implicados.
Cada candidatura pode ser apresentada individualmente ou por um grupo com um máximo de 5 elementos e tem de ser apoiada por, pelo menos, 5% dos alunos da escola.
Os proponentes entregam as candidaturas diretamente na página do Orçamento Participativo das Escolas (www.opescolas.pt), no separador “Inscrição de Propostas”, até ao dia 28 de fevereiro.
Poderão esclarecer dúvidas consultando a página www.opescolas.pt , contactando através do endereço eletrónico ope@dgeste.mec.pt , dirigindo-se aos Coordenadores dos Estabelecimento do Ensino Básico ou à Coordenadora Local do OPE, professora Lurdes Ferrão, pessoalmente ou através do e-mail mariaferrao@alpoente.org .