Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Agrupamento de Escolas Albufeira Poente

Ferramentas Pessoais

Este é o tema AlPoente

Navigation

Você está aqui: Entrada / Alunos da ESA obtêm a medalha de ouro na semifinal das Olimpíadas da Química Mais – 2020

Alunos da ESA obtêm a medalha de ouro na semifinal das Olimpíadas da Química Mais – 2020

No passado dia 24 de julho, a equipa constituída pelos alunos Adriano Brinkers, do 10º C, Ana Catarina Silva, do 11º A e Alex Burdujan, do 10º A, selecionada na 1ª fase das Olimpíadas da Química Mais para representar a Escola Secundária de Albufeira na semifinal regional, participou nesta atividade, que este ano se realizou on-line, e obteve a medalha de ouro.

O evento Olimpíadas da Química Mais, é um concurso de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigido aos estudantes do ensino secundário português (10 e 11º anos) e organizado pela Sociedade Portuguesa de Química. Os alunos realizam as provas regionais em equipa e a que se posicionar em 1º lugar, fica apurada para participar na final nacional na Universidade de Aveiro, que será o caso da nossa equipa.

Habitualmente, as equipas escolares selecionadas, são recebidas pelas universidades das regiões onde se situam as escolas, sendo aí que prestam as provas. Este ano, devido à pandemia, estas provas foram realizadas on-line e na própria escola dos alunos, pelo que os professores coordenadores deste projeto nas escolas, necessitaram de articular com os professores universitários todos os procedimentos para que se estas decorressem com a normalidade desejada, sem fraudes e nas condições de segurança adequadas. Durante toda a prova on-line, no computador da escola, os alunos foram vigiados pela instituição universitária, através de câmara de vídeo da sessão Zoom à qual se mantiveram ligados através do telemóvel.

Esta equipa de alunos, apesar de não se conhecer de antemão e de não ter tido oportunidade de se juntar para poder uniformizar procedimentos, superou as expectativas, destacando-se, inequivocamente, no seu desempenho e literacia em Química. Mantiveram a calma durante toda a duração da prova, e apesar de terem conhecimento de que um dos fatores de desempate era o tempo, preocuparam-se em responder com correção científica e até terminaram cerca de um minuto antes dos 75 minutos previstos.

Foi, sem dúvida, uma grande satisfação para todos os envolvidos neste projeto, o ter-se alcançado este resultado. Considerando que a realização das provas, devido à pandemia, esteve em risco de se concretizar e ocorreu numa data em que os alunos já estavam de férias, o ouro foi bem merecido e demonstrativo da motivação destes discentes para a aprendizagem em ciência. São alunos como estes que dão o alento necessário aos professores para continuarem a sua caminhada, muitas vezes longa e árdua, e que em tudo enobrecem a sua profissão.

O Agrupamento enaltece, reconhece e valoriza a participação desta equipa na atividade das OQ+, bem como o resultado alcançado que prestigiou o nome da nossa instituição.

Profª. de Física e Química – Helena Neto

 
« Agosto 2020 »
Agosto
Do
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

 Educação Física e Desporto

Ligações úteis

Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional

 

Desporto Escolar

 Instituto de Avaliação Educativa, I. P.

Agrupamento de Escolas Albufeira Poente • Rua das Escolas, Apartado 2071, 8200-126 Albufeira • tel.: 289 586 779 / 780 / 781 • fax: 289 586 892 • geral@alpoente.org